Especializados/Toxicologia/Toxicologia Ocupacional

01.01.2020 Material promocional

A Toxicologia é o ramo da ciência que estuda os efeitos das substâncias químicas nos organismos vivos — como seres humanos, animais ou até mesmo o meio ambiente. A Toxicologia Ocupacional, por sua vez, é uma área que identifica se há e quantifica as substâncias tóxicas presentes no local de trabalho e analisa quais riscos elas oferecem.

Ou seja, os exames toxicológicos servem, basicamente, para o diagnóstico da exposição dos trabalhadores a riscos químicos durante a execução das suas tarefas no ambiente profissional.

Exames toxicológicos ocupacionais

De acordo com a legislação trabalhista, o empregador precisa se responsabilizar pela segurança e saúde dos seus colaboradores. Por isso, os exames toxicológicos ocupacionais são fundamentais para qualquer empresa.

Além de assegurar o cumprimento das normas regulamentadoras e das diretrizes do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), esse cuidado melhora o relacionamento entre organização e funcionários. Isso porque garante o bem-estar dos colaboradores, melhoras na produtividade e na qualidade do trabalho, aumento da motivação e satisfação.

A partir das análises da Toxicologia Ocupacional, pode-se identificar se existem agentes químicos potencialmente tóxicos no ambiente e quais são eles. Isso permite que a empresa:

  • defina melhores critérios de segurança para a manipulação de tais substâncias;
  • elimine ou reduza a exposição dos seus trabalhadores aos produtos nocivos;
  • monitore de perto o risco toxicológico presente em seu ambiente.

Para ajudar na prevenção, detecção e controle de doenças ocupacionais, os exames toxicológicos são a melhor alternativa. O Hermes Pardini oferece uma grande variedade de testes e análises de indicadores biológicos para laboratórios, clínicas de medicina do trabalho, empresas prestadoras de serviço, centros de referência do trabalhador e sindicatos.

Faça o download dos nossos materiais sobre exames toxicológicos e entenda mais sobre os contaminantes mais comuns, os tipos de teste e as metodologias adotadas para melhorar a oferta de serviços aos seus clientes.

Compartilhe esse conteúdo!

Toxicologia – Acetona

Baixe aqui

Toxologia - Cartilha

Toxicologia – Ácido Hipúrico

Baixe aqui

Toxologia - Cartilha

Toxicologia- Carboxihemoglobina

Baixe aqui

Toxologia - Cartilha

Veja mais 4 arquivos

Toxicologia – Chumbo

Baixe aqui

Toxologia - Cartilha

Toxicologia – Cobre

Baixe aqui

Toxologia - Cartilha

Toxicologia – Níquel

Baixe aqui

Toxologia - Cartilha

Toxicologia – Zinco

Baixe aqui

Toxologia - Cartilha

NEWS
LETTER