Grupo Pardini expande atuação em exames toxicológicos

30.05.2019 Notícias

Com a rede do Lab-to-Lab e parceiros, que abrange todo o país, Companhia realiza os testes com rapidez e confiança.

Alinhado à legislação nacional que estabelece mais segurança no trânsito e nas estradas brasileiras, o Grupo Pardini coloca à disposição dos motoristas uma das maiores redes de coleta de amostras de exames toxicológicos do país, com mais de 10 mil pontos distribuídos em todo o Brasil.

A obrigatoriedade do exame toxicológico representa um avanço considerável ao país em relação às medidas sobre segurança no trânsito que visam evitar acidentes, principalmente, envolvendo veículos pesados, cuja consequência, na maioria dos casos é fatal.

A percepção da importância do exame toxicológico para toda a sociedade, fica ainda mais evidente quando analisamos o dado fornecidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que aponta que já nos seis primeiros meses de aplicação da lei, a partir de 2015, houve redução de 38% nos acidentes nas vias federais do país. Isso é uma evidência clara de que vidas estão sendo salvas em decorrência da obrigatoriedade do exame toxicológico.

A Lei popularmente conhecida como Lei dos Caminhoneiros foi a grande impulsionadora para a perpetuação do exames toxicológicos como forma de inibir o uso de substâncias psicoativas por motoristas profissionais. De acordo com o texto da Lei, motoristas profissionais com CNH (carteira de habilitação) das categorias C, D e E têm de ser submetidos ao exame que detecta a presença de substâncias psicoativas por meio da análise realizada em amostra de cabelo ou pelo, como pré-requisito para habilitação.

Empresas com motoristas contratados via CLT também são obrigadas a aplicar a avaliação na pré-admissão e na demissão dos colaboradores que exerçam a profissão de motorista em determinadas categorias. Essas medidas têm coibido e retirado das estradas profissionais que têm por hábito utilizar substâncias psicoativas.

A Toxicologia Pardini

Unidade de negócio do Grupo responsável pela realização dos exames toxicológicos, assinala seu compromisso com a sociedade, oferecendo ao exame métodos que asseguram a probidade dos laudos por meio de um robusto sistema de rastreabilidade e confiança. Após a coleta, o motorista pode acompanhar as etapas percorridas pela amostra. O motorista não precisa se preocupar com nada, após realizada a análise, o resultado é encaminhado automaticamente ao RENACH (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) e ainda recebe o resultado no celular.

O exame toxicológico

Embora aparentemente simples, por ser realizado a partir da análise de amostra de cabelo ou pelos, é extremamente assertivo, pois é capaz de determinar consumo de drogas em um período muito superior à exames de sangue ou saliva, por esta razão este é o único exame de larga janela de detecção. Segundo a Lei, o exame deve analisar a amostra considerando uma janela temporal de 90 a 180 dias, em média.

A demanda por esse tipo de análise não para de crescer e o mercado brasileiro ganhou recentemente um salto na qualidade e na disponibilidade destes sofisticados exames graças à ampliação de investimento e atuação do Grupo Pardini na área, agregando ainda mais fôlego ao trabalho por trânsito mais seguro.

Sobre o futuro dos exames toxicológicos o Grupo Pardini se posiciona de forma positiva, trabalhando de acordo com sua natureza inovadora e disruptiva, investindo sempre no aprimoramento tecnológico para manter sua posição visionária em relação ao bem-estar das pessoas. A Toxicologia Pardini propicia reverberar o cuidado que o Grupo já dedica à este propósito, de forma ainda mais abrangente, afinal, assim como nos lembra o Maio Amarelo: No trânsito, (e além dele) o sentido é a vida!

Compartilhe esse conteúdo!

NEWS
LETTER