Certificado para o teste da COVID-19, Hermes Pardini amplia participação no combate à pandemia.

09.04.2020 Notícias

Com o avanço da pandemia da COVID-19 no Brasil e a crescente demanda pelo teste, é importante lembrar aos nossos parceiros e às instituições de saúde em geral que nem todos os laboratórios no país estão credenciados atualmente para esse exame. Para isso, é necessário cumprir os requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde, que comprovam a qualificação técnica necessária para atendimento à população, o que já foi feito pelo Hermes Pardini.

O primeiro caso do novo coronavírus registrado em Minas Gerais foi detectado pelo nosso laboratório no dia 05/03/2020. A paciente foi atendida por nossa equipe de coleta domiciliar e os resultados evidenciaram a doença logo no dia seguinte, quando imediatamente notificamos a Secretaria estadual de Saúde. Em seguida, enviamos o material à Fiocruz, cumprindo a exigência do Ministério da Saúde de que o primeiro resultado positivo emitido por um laboratório deve ser validado por um dos três laboratórios de referência nacional para casos de influenza e outros vírus respiratórios.

A homologação da Fiocruz, no dia 08/03/2020, além de confirmar o resultado do nosso exame, certificou a qualificação técnica do Hermes Pardini para atender à população também na realização dos testes da COVID-19. O diagnóstico é feito pela coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro) e, para sua confirmação, são necessários exames de biologia molecular para detecção do RNA viral.

O Hermes Pardini está certificado tanto para o teste molecular (técnica de RT-PCR), quanto para o teste rápido sorológico. Com essa certificação, fomos reconhecidos oficialmente pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais como laboratório credenciado para o diagnóstico do novo coronavírus, serviço que já temos prestado para mais de 500 hospitais.

Além disso, com o reconhecimento da nossa qualidade, passamos a integrar a Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública (REDE CIEVS). Dessa maneira, poderemos contribuir ainda mais no combate a pandemia da COVID-19, bem como no controle e prevenção de outras doenças. Nossa expectativa é ampliar o atendimento à população em resposta à crescente demanda pelo teste, disponibilizando a outros laboratórios e instituições de saúde a nossa alta tecnologia, grande capacidade de produção e eficiente logística, capaz de cobrir diariamente todo o Brasil.

Compartilhe esse conteúdo!

NEWS
LETTER